terça-feira, 8 de outubro de 2019

Milano-Torino: quando o Ciclismo se junta ao Futebol





Num blog de ciclismo e na véspera  da mais antiga clássica italiana, vamos falar essencialmente de futebol.
Para já o ciclismo.
Corre-se amanhã a 100ª edição da Milano-Torino.  São 178km que ligam Magenta, nos arredores da cidade capital da moda: Milano, à cidade plantada nos Alpes italianos: Torino. A primeira edição realizou-se à 141 anos e foi ganha por Paolo Magretti. Da lista de vencedores consta: Giovanni Gerbi, mas também Constantino Girardengo, recordista de vitórias com 5 triunfos, Fiorenzo Magni , aquele ciclista que disputou um Giro com uma fractura da clavícula, o grande Roger Vlaeminck , Francesco Moser , Laurent Jalabert e até Alberto Contador. O último vencedor foi o francês Thibaut Pinot, com um ataque vitorioso na subida final a Superga.

Pinot, vencedor em 2018


A Milano –Torino é hoje a principal prova de preparação para o último “ Monumento” da temporada: o Giro di Lombardia.

Milano-Turim 2019
A prova é essencialmente plana até aos 20km finais. As 2 subidas à Basílica de Superga ( são 4,9km à média de 9,1% com rampas a 14% ) irão fazer a diferença . A meta coincide com o final da 2ª passagem por Superga e, tal como o ano passado, deve ser nos últimos 4km que a corrida se decide.
A starlist é de luxo. No entanto, os 3 dias que separam a Milano-Torino do momento mais esperado: " Il Lombardia" , podem "obrigar" os favoritos a levantar o pé do "acelerador". Nomes de "segunda linha" podem ter aqui uma boa oportunidade para triunfar. Destacam-se 3 nomes. Dois italianos e um colombiano: Giulio Ciccone ( Trek-Segafredo ) e Fausto Masnada ( Androni)e também Sergio Higuita ( EF Education First) Caso contrário teremos  Valverde, Fulgsang , Angel Lopez , Adam Yates, Formolo, Egan Bernal, Mikel Landa e Rui Costa a discutir a subida final à Basílica de Superga.


Mas que estória é essa que hoje também temos de falar obrigatoriamente de futebol? Ok o AC Milan e a Juventus de Turim são dois dos principais e mais importantes clubes italianos, mas vamos falar do Torino, principalmente do Grande Torino.
Il Grande Torino , 1949
O Torino FC dominou o futebol italiano no pós Segunda Guerra Mundial. Era uma equipa praticamente invencível. Em 1949 eram tetra campeões italianos. Base da selecção italiana de futebol . Nesse mesmo ano a 27 de Fevereiro a selecção italiana, num jogo amigável disputado contra Portugal goleou a selecção lusa por 4-1 mas nesse mesmo dia ficou combinado entre Francisco Ferreira, capitão da selecção portuguesa e jogador do Benfica e Ferrucio Novo, presidente do Torino FC, um jogo amigável entre as duas equipas a disputar em Lisboa no Estádio da Luz. Seria uma honra para a equipa portuguesa receber a melhor equipa de futebol do mundo: Il Grande Torino. Assim foi, a 3 de Maio de 1949, perante uma enchente nunca vista , O Sport Lisboa e Benfica ganha por 4-3 ao grande Torino FC.
Mas na lembrança de todos, não foi o resultado que ficou na memória. Perante a tragédia que aconteceu horas depois, a vitória do Benfica para pouco ou nada serviu para festejar.
Ao chegar a Turim , o avião que transportava a equipa do Torino, devido ao forte nevoeiro e já na aproximação à pista, embate no muro da Basílica de Superga. Eram 17h00 de 4 Maio de 1949. Não há  sobreviventes . Il Grande Torino morreu fisicamente.
Nesse ano a equipa acaba o campeonato italiano a jogar com os juniores e numa demonstração de desportivismo e de respeito todas as outras equipas italianas fazem o mesmo. O Torino FC foi penta campeão italiano.
Todos os anos os adeptos do TorinoFC prestam homenagem ao " Il GrandeTorino


A Basílica de Superga, local onde amanhã termina a Milano-Torino, será palco de glória para quem conseguir superar as dificuldades da subida, mas também foi o palco de uma das mais tristes estórias da história do futebol.

Boas pedaladas,

AT
____________________________________________________________
Starlist: aqui
Percurso: aqui
Transmissão TV : Eurosport 1 - 13h45m
Hastag : #MilanoTorino

Sem comentários:

Enviar um comentário