quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Gerbi il " Diavolo Rosso" : desistir para ganhar....!



Giovanni Gerbi: vencedor da 1º edição Giro Lombardia

 
Hoje  recuamos até 1905 para contar um pequeno mas importante episódio da primeira edição do Giro Lombardia .
A partida e a meta foram na capital da região: Milão e a distância 230km. Originalmente o Giro da Lombardia chamava-se Milão-Milão O " grande " vencedor foi Giovanni Gerbi, mais conhecido pelo " IL DIAVOLO ROSSO " e o nome não era apenas pela sua camisola encarnada. Gerbi tinha formas de ganhar corridas que não lembram ao diabo.


Conhecia como as palmas das mãos as estradas da região da Lombardía e isso foi fundamental para ser o primeiro ciclista a cortar a meta em 1905.
Várias são as teorias de como conseguiu ganhar a prova . Pierre Chany no seu livro “ A fabulosa história das grandes clássicas e dos campeonatos do mundo”  conta que foi mais ou menos assim!
 Ao conhecer o percurso exato, Giovanni sabia que a prova podia ficar decidida logo aos 30km. A essa quilometragem o pavimento estava em muito más condições existindo uma zona onde a estrada estreita até que só é possível passar um ciclista de cada vez. Este era o momento, era aqui que o “Diabo Vermelho” queria decidir a corrida. Não fez por menos. Gerbi , a 2km deste ponto , encosta para a berma e finge que desiste. O pelotão segue caminho até á armadilha. Enquanto todos se amontoam criando uma enorme confusão, Giovanni Gerbi faz um quilómetro de atalho em corta-mato , passa ao lado do pelotão e recomeça a pedalar uns metros á frente sem ninguém reparar . O tempo que os seus adversários demoraram a retomar a prova valeram a Giovanni uma importante vantagem. Os restantes 200km foram feitos em solitário erguendo os braços na meta em Milão com 40 minutos de vantagem.
 Mas está não é a única forma bizarra de ganhar associada Giovanni Gerbi. No ano seguinte, em 1906, no mesmo Giro da Lombardia, Gerbi é o primeiro a cruzar a meta. Desta vez não desistiu, mas entre outras diabruras fechou passagens de nível aos ciclistas que vinham atrás de si e até lançou pregos para o chão procurando furar os pneus adversários. A organização não foi na cantiga e o " Diabo Vermelho" Gerbi foi desclassificado. É castigado por 2 anos. Só que a sua popularidade junto dos adeptos e sobretudo o seu apelo de inocência reproduzido na Gazzetta dello Sport que valeram um record de mais de 100 mil copias vendidas, forçaram os organizadores das provas a reduzirem o seu castigo e o italiano pode voltar a correr no ano seguinte.
 
Fabrica de Bicicletas Gerbi em Asti
Giovanni Gerbi nasceu a 4 junho de 1885 em Asti , cidade do norte italiano n região de Piemonte. Foi um dos primeiros e mais importantes impulsionadores do ciclismo de competição em Italia. Além da vitória do Giro Lombardia em 1905 , Gerbi ganhou 3 Roma-Napoles-Roma, 1 giro Piemonte e 2 Milão-Torino. No Giro de Italia de 1911 foi 3º classificado.
Tal como todos os outros ciclistas não pedalou com a Primeira Guerra Mundial. Com o fim do conflito deixa o ciclismo de competição e dedica-se ao fabrico de bicicletas . Funda em 1920 , na sua cidade natal a Fabrica Gerbi .
 
Mais tarde volta a competir e em 1933 com 45 anos participa no Giro de Itália.
 
Il Diavolo Rosso , Giro Itália 1933
 
Morre num acidente de carro no regresso a Asti depois de ir visitar o seu amigo e rival de competição : Giovanni Rossignoli
Boas pedaladas
AT

Sem comentários:

Enviar um comentário