segunda-feira, 17 de julho de 2017

"Os 200metros do nosso contentamento": 2ª semana de Tour 2017


Le Puy -en-Velay, que belo sitio para o 2º dia de descanso do Tour de France 2017. Património mundial pela UNESCO, a cidade do maciço central que recebeu o final da etapa de ontem, receberá também o dia de folgar as pernas e a partida para a etapa 16. Pode ser que as belíssimas paisagens da região, a caminho dos Alpes, sejam inspiradoras para franceses ( Bardet) , italianos ( Aru) e colombianos ( Uran).
Le Puy-en-Velay, património mundial da UNESCO
Froome, o britânico, não precisará de tanta inspiração. Afinal de contas está na frente, já foi desafiado várias vezes (ataques, avarias e saídas de estrada) e sempre conseguiu sair por cima. No próximo sábado ainda terá os 22km do contrarrelógio individual para salvaguardar qualquer imprevisto.
A segunda semana de Tour arrancou com as desistências da diabólica etapa 9. Foram muitas e importantes: Richie Porte, Robert Gesink, Geraint Thomas e Rafal Majka. Se Froome perdeu porventura o seu melhor parceiro, também é verdade que perdeu talvez o seu maior rival: Richie Porte .
Outra nota importante é o domínio de Kittel nas etapas ao sprint. Já leva 5 vitórias e a camisola verde quase assegurada até ao passeio final nos Champs Élysées.

Quem tem também a camisola quase certa é o francês Warren Barguil. A camisola de rei da montanha. É merecido. Barguil tem estado em todas. Nas fugas, nos prémios de montanha e nas discussões das etapas mais importantes da prova. Fez 1º em Foix , 2º na etapa rainha em Chambéry e 5º lugar em Le Puy-en-Velay. Está a fazer a sua melhor volta de 3 semanas. Richard Virenque conquistou 7 vezes o título de melhor trepador , Barguil irá conquistar o seu primeiro.Tem 25 anos , uma vontade enorme , talento e força. Os franceses precisam de heróis e Warren Barguil está nas primeiras posições.
Warren Barguil, uma das figuras do Tour 2017

Mas no top dos ciclistas franceses encontra-se Romain Bardet. Pode ganhar este Tour ? Pode , é difícil mas pode. Só que não pode só fazê-lo apenas a descer ou em rampas de 500metros. Froome só perderá o seu 4º Tour de France se alguém ousar ataca-lo de longe, mesmo quando tem uma avaria! Não é batota, não é ilegal e não é imoral. Se as bicicletas não avariassem não eram necessários mecânicos nem carros de apoio com material suplente. As avarias “acontecem “ tal como os ataques , as fugas , as penalizações , as expulsões , e todos os “ ões”….que ocorrem numa prova de 3 semanas com mais de 3500km.
E numa prova tão longa em distância é caricato que o mais interessante até agora aconteceu em apenas 700metros e divididos em 2 etapas. Há muito tempo que os adeptos do ciclismo esperavam por algo parecido.  Em 200metros, quando, surpreendentemente, Aru conquista a camisola amarela a Froome nas rampas terríveis de Peyragudes, aproveitando um deslize do ciclista da Sky e também nos 500 metros da chegada em Rodez, quando o mesmo Aru , num momento de amnesia se esquece que tem a camisola amarela , fica mal colocado no ultimo km e perde segundos importantes possibilitando o regresso da camisola de líder ao corpo de Froome .
Froome, Aru e Bardet. Os três primeiros da geral
Alguns dizem que foi tática. Impossível. Impossível porque não faz sentido nenhum. Todos os milésimos que Aru possa ter de avanço para Chris Froome serão importantes no confronto final em Marselha nos 22km do CRI. Se a tática era perder a camisola amarela para tentar escapar mais facilmente, dos 3 tiros que pode ainda dar, já perdeu o de ontem. Froome esteve a cerca de 40segundos do grupo dos lideres da prova e nem o italiano nem Bardet aproveitaram para tentar ganhar alguma coisa. Aos dois resta-lhes o mítico Galibier e o monstruoso Izoard. Bardet tem uma equipa que se tem mostrado bastante forte e coesa em defesa do seu líder, Aru pelo contrário perdeu Fulgsang e Dario Cataldo, tem muita vontade mas está por conta própria. Vamos esperar ou pedir milagres para quem é crente, pois pode haver outros "200metros do nosso contentamento" !
A juntar a este duo de candidatos a derrubar Froome temos obrigatoriamente de juntar o colombiano Rigoberto Uran. Está na sua melhor forma de sempre? Muito provavelmente. Está na quarta posição a apenas 29segundos da liderança e ao contrário dos outros dois defende-se muito bem na corrida contra o tempo.
Temos por isso quatro candidatos ao lugar mais alto do pódio . Curiosamente Froome é o único desses candidatos que ainda não subiu ao lugar mais alto de uma etapa .
Se Aru, no dia em que perdeu a amarela, teve um episódio de amnésia, é certo que os comissários também e esqueceram-se das regras . Nacer Bouhanni agrediu com o seu tradicional soco um ciclista da Quick-Step Floors. A cena foi filmada, pode ser vista milhares de vezes pelos “vídeo árbitros” da prova e se houvesse alguma logica nestas decisões Bouhanni estaria hoje a ver o resto da corrida no ringue de boxe mais perto da sua casa. Haja paciência.
 Os menos ( -) da segunda semana: Eusébio Unzué, Pinot, comissários UCI , o tipo que inventou os novos gráficos da TV
Os mais (+) da segunda semana : Barguil, Uran, Bardet, Froome e Mentjies ( de longe o melhor ciclista da UAE Team Emirates para provas de 3 semanas)
 
 
 Uma coisa é certa , nunca houve tanto equilíbrio entre os principais candidatos á vitória final. O mais estranho é que se ouvirem alguém dizer que este Tour está a ser espetacular perguntem porquê e onde?  Quem responder e for sincero dirá que foi em 700metros entre Peyragudes  e Rodez.  Não deixa de ser muito pouco, mas há falta de melhor até agora....ficam as belissimas paisagens.

Pirenéus Franceses, um postal do Tour de France 

Boas pedaladas,
AT

Sem comentários:

Enviar um comentário