sexta-feira, 13 de julho de 2018

Roger Walkowiak : O vencedor do Tour que não o queria ser !


 
Por incrível que possa parecer existe um ciclista que ganhou o Tour mas nada mudou na sua carreira e vida de uma forma positiva. Pelo contrário. O seu nome é Roger Walkowiak , francês de origem polaca vencedor da Grande Boucle de 1956.
 
Com as grandes figuras da altura ausentes: Bobet vencedor das 3 edições anteriores lesionado, Coppi caiu no Giro e partiu uma vertebra e não participou e Koblet e Magni já na fase descendente da carreira, o francês Walkowiak venceu a edição de 1956 beneficiando dos muitos minutos ganhos na primeira semana devida às suas fugas e à incompetência dos seus adversários que nunca acreditaram que um ciclista das equipas B , neste caso Walkowiak correu pela seleção regional Norte -  Este – Centro, conseguisse ultrapassar os Pirenéus e os Alpes.

É certo que Walkowiak perdeu minutos e minutos e sempre ficou para trás nas grandes subidas da prova francesa, mas quando o pelotão chegou a Paris ainda era ele que envergava a camisola amarela.  Foi o vencedor.
Mas nem todos festejaram. Não festejaram os adeptos que não conheciam Walkowiak, nem “festejaram” os órgãos de comunicação social da altura que sempre menosprezaram o grande feito do francês e sempre atribuíram mais demérito dos outros ciclistas que propriamente qualidades e mérito a Walko.

Ainda nos dias de hoje usamos expressões na gíria ciclista relacionadas com este episódio:

“ - isso é uma vitoria a Walko “
...ou seja , é uma vitória sem mérito.

Roger Walkowiak depois de 1956 nunca mais teve resultados relevantes o que reforçou ainda mais a “insignificância” da sua vitória.
Abandonou a competição em 1960 e abriu um bar na sua pequena cidade e nunca mais quis falar sobre a sua vitória no Tour de France de 1956.

Abriu uma exceção em 2000 e foi bastante esclarecedor:
                      “ oxalá nunca tivesse ganho aquele Tour “

Sem comentários:

Enviar um comentário